É Ano Jubilar Compostelano – Ano Santo – sempre que a Festa que comemora o martírio do Apóstolo S. Tiago Maior (celebrada em 25 de Julho) coincida com um Domingo, o que sucede cada 6, 11, 6 e 5 anos.
A Igreja decreta que nos Anos Santos e, cumprindo certos requisitos, pode-se alcançar uma indulgência plenária (que é, em poucas palavras, o perdão de todos os pecados). Esta indulgência também pode ser aplicada aos fieis defuntos.
O próximo Ano Santo é em 2010 e depois só em 2021.
O Ano Santo ou Ano Jubilar é um período durante o qual a Igreja concede singulares graças espirituais aos fieis à imitação do que a Bíblia diz do Ano Jubilar dos israelitas: cada 7 anos era Ano Sabático, nele recuperavam as terras quem as tinha vendido por necessidade e os escravos adquiriam a liberdade. Cada 50 anos era Ano Jubilar (Lv.25).
Jesus diz que Ele vem anunciar um ano de graças do Senhor (Lc. 4, 16).
A Igreja cada Ano Santo concede também um especial ano de graça: O Ano Santo é um convite aos que se encontram longe de uma atitude de fé, para voltar de novo à vida cristã.
A espontânea e singular veneração e peregrinação de toda a cristandade ao sepulcro de S. Tiago é anterior as graças pontifícias e é a causa que as provocou. Pela sua parte, as concessões de Roma, reciprocamente, contribuíram para o aumento dos fieis a Compostela.
O Ano Santo Compostelano.
O Jubileu do Ano Santo em Compostela vêm-se convocando e celebrando regularmente desde da Idade Média, de acordo com a Bula do Papa Alexandre III. O qual refere, e faz perpetua, uma concessão anterior de Calixto II.
Sem comentários:
Enviar um comentário